O falar em línguas

At 2.4 “E todos foram cheios do Espírito Santo e  começaram a falar em outras línguas, conforme o  Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

O falar noutras línguas, ou a glossolália (gr. glossais lalo), era entre os crentes do NT, um sinal da parte de Deus para evidenciar o batismo no Espírito Santo (ver 2.4; 10.45-47; 19.6). Esse padrão bíblico para o viver na plenitude do  Espírito continua o mesmo para os dias de hoje.
I. O VERDADEIRO FALAR EM LÍNGUAS

1) As línguas como manifestação do Espírito.

Falar noutras línguas é uma manifestação  sobrenatural do Espírito Santo, i.e., uma expressão vocal inspirada pelo  Espírito, mediante a qual o crente fala numa língua (gr. glossa) que nunca  aprendeu (2.4; 1Co 14.14,15). Estas línguas podem ser humanas, i.e., faladas (2.6), ou desconhecidas na terra (cf. 1Co 13.1). Não é “fala extática”, como algumas traduções afirmam, pois a Bíblia nunca se refere
à “expressão vocal extática” para referir-se ao falar noutras línguas pelo Espírito.

(2) Línguas como sinal externo inicial do batismo no Espírito Santo.

Falar noutras línguas é uma expressão verbal inspirada, mediante a qual o espírito do crente e o Espírito Santo se unem no louvor e/ou profecia.
Desde o início, Deus vinculou o falar noutras línguas ao batismo no Espírito Santo (2.4), de modo que os primeiros 120 crentes no dia do Pentecoste, e os demais batizados a partir de então, tivessem uma confirmação física de que realmente receberam o batismo no Espírito Santo (cf. 10.45,46).


Desse modo, essa experiência podia ser comprovada quanto a tempo e local de recebimento.
No decurso da história da igreja, sempre que as línguas como sinal foram rejeitadas, ou ignoradas, a verdade e a experiência do Pentecoste foram distorcidas, ou totalmente suprimidas.

3) As línguas como dom.

Falar noutras línguas também é descrito como um dos dons concedidos ao crente pelo Espírito Santo (1Co 12.4-10). Este dom
tem dois propósitos principais:

(a) O falar noutras línguas seguido de interpretação, também pelo Espírito, em culto público, como mensagem verbal à congregação para sua edificação espiritual (1Co 14.5,6,13-17).

(b) O falar noutras línguas pelo crente para dirigir-se a Deus nas suas devoções particulares e, deste modo, edificar sua vida espiritual (1Co 14.4).

Significa falar ao nível do espírito (14.2,14), com o propósito de orar (14.2,14,15,28), dar graças (14.16,17) ou cantar (14.15; ver 1Co 14).

II. OUTRAS LÍNGUAS, PORÉM FALSAS

O simples fato de alguém falar  “noutras línguas”, ou exercitar outra manifestação sobrenatural não é evidência  irrefutável da obra e da presença do Espírito Santo.

O ser humano pode imitar as línguas estranhas como o fazem os demônios. A Bíblia nos adverte a não crermos em todo espírito, e averiguarmos se nossas experiências espirituais procedem realmente de Deus (1Jo 4.1).

1) Somente devemos aceitar as línguas se elas procederem do Espírito Santo, como em 2.4.

Esse fenômeno, segundo o livro de Atos, deve ser espontâneo e  resultado do derramamento inicial do Espírito Santo. Não é algo aprendido, nem ensinado, como por exemplo instruir crentes a pronunciar sílabas sem nexo.

2) O Espírito Santo nos adverte claramente que nestes últimos dias surgirá apostasia dentro da igreja (1Tm 4.1,2); sinais e maravilhas operados por Satanás (Mt 7.22,23; cf. 2Ts 2.9) e obreiros fraudulentos que fingem ser servos de Deus (2Pe 2.1,2).

3) Se alguém afirma que fala noutras línguas, mas não é dedicado a Jesus Cristo, nem aceita a autoridade das Escrituras, nem obedece à Palavra de Deus, qualquer manifestação sobrenatural que nele ocorra não provém do  Espírito Santo (1 Jo 3.6-10; 4.1-3; cf. Gl 1.9 nota; Mt 24.11-24, Jo8.31).

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD
Divulgação: “ Perto do Fim - Site Cristão
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