Chaves do Inferno

Realmente, muitos escritores, cantores e pregadores têm propagado essa invencionice! A Palavra de Deus afirma apenas que Jesus tem as chaves da morte e do inferno, isto é, do Hades (Ap 1.18), e não que estas foram tomadas de Satanás. Deus sempre teve o domínio sobre todas as coisas.

As pessoas que morreram antes e depois da ressurreição de Jesus ficaram aos cuidados do Senhor (Ec 12.7), pois é Ele quem "pode fazer perecer no inferno [geena, no grego] a alma e o corpo" (Mt 10.28). E, neste lugar, o Diabo também será lançado (Ap 20.10).

Quando não se observa o que está escrito na Bíblia Sagrada, criam-se várias fantasias acerca do Hades e da pregação de Jesus aos espíritos em prisão, depois de sua morte redentora fïPd 3.19).

É com tristeza que vemos em nossas livrarias obras que pretendem tratar das "divinas revelações do inferno", mas que nada têm de divinas, tampouco honram a revelação das Escrituras! Erram ao descrever o local com detalhes extrabíblicos (Ap 22.18).

Há "hinos" que apresentam a obra de Cristo na cruz como uma derrota, dando a entender que a vitória mesmo só aconteceu no inferno. As letras de algumas canções dizem que o Inimigo e seus emissários faziam uma grande festa - motivada pela "derrota" do Senhor Jesus no madeiro -, quando Ele, de repente, invadiu o inferno e acabou com a diversão dos demônios, tomando as chaves das mãos de Satanás!

De acordo com a Palavra de Deus, essa festa nunca aconteceu! Primeiro, porque Cristo venceu as potestades do mal na cruz: "Tendo [Jesus] cancelado o escrito de divida, que era contra nós (...) e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz", Cl 2.14-15 (Almeida Revista e Atualiza-da - ARA).

Não havia, pois, motivo algum para a realização daquele banquete! Ademais, o trono satânico nunca foi no inferno, e sim nas regiões celestiais  (Ef 2.2; 6.12).

Os principais responsáveis pela difusão desse pensamento antibíblico são alguns pregadores - ou melhor, animadores de auditório.  Já ouvi várias mensagens fantasiosas.

Em uma delas, o expoente disse que Jó — lá no Hades! — acotovelou o Diabo e lhe disse: "Tá vendo, Satanás? Eu não te disse que o meu Redentor vive?" Isso seria cómico, se não fosse trágico. E, infelizmente, o povo se empolga com esse tipo de recurso.

Mas, como explicar o que está es­crito em Hebreus 2.14?
Neste texto, a Palavra de Deus afirma que Satanás - então detentor do poder (ou império) da morte - foi destruído por Jesus.

Esta passagem, paradoxalmente, é a preferida dos que defendem a transfe­rência do lugar da redenção para o in­ferno. Ora, neste versículo, nota-se com clareza que a obra redentora foi realizada por Cristo ao morrer na cruz por nossos pecados: "Para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo" (ARA).

É um erro pensar, com base nesta passagem, que depois do pecado de Adão, o Diabo passou a controlar todas as coisas, inclusive a morte e o inferno.

Ele se valia da força do pecado para colaborar com a morte e a condenação da humanidade, o que não significa possuir as chaves, isto é, o domínio total.

Em Romanos 6.23, está escrito que o salário do pecado é a morte. Embora a missão tríplice do Inimigo seja roubar, matar e destruir, ele nunca teve o poder de matar o homem diretamente, no sentido de afastá-lo de Deus (Is 59.2).

A morte decorre do pecado: "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte", Rm 5.12. E, antes da vitória do Rei dos reis na cruz (IPd 2.24), a morte reinou (Rm 5.14), dando ao Diabo o status de imperador da morte. Mas não era ele, de forma direta, quem detinha o poder de matar, e sim o pecado (Rm 7.11). O Inimigo, por conseguinte, se aproveitava da situação pecaminosa do homem.

Em resumo, Jesus tem as chaves da morte e do Hades porque venceu o pecado (Jo 1.29 e Gl 2.20). E, como consequência, derrotou também o Diabo e a morte (1Jo 3.5,8e ICo 15.55), alcançando a nossa eterna redenção (Ap 5.8). Glória ao Cordeiro!

Por: PR. Ciro Sanches Zibordi
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz
Divulgação: Perto do Fim - Site Cristão
Previous Post
Next Post
Related Posts