Batismo no Espírito e sua evidência

Pode alguém ser batizado no Espírito Santo sem falar em línguas?
Se não, as línguas são a única evidencia do batismo no Espírito Santo?

O batismo no Espírito Santo é uma promessa do Senhor atualíssima:


“Porque a promessa vos respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar", At 2.39.
Ao estudarmos a Palavra de Deus, percebemos que o batismo no Espírito Santo é uma bênção especial e distinta da conversão, propriamente dita, como do batismo em águas: "Porque, na verdade, João balizou com o Espírito Santo, não muito depois destes dias", At1.1.5. Fica bem claro que Jesus está falando de algo distinto.
Em face aos muitos modismos que estão sendo propagados por todas as partes, em decorrência do surgimento assustador de novos movimentos chamados evangélicos ou mesmo de igrejas; por conta da falta de compromisso com a sã doutrina; por total despreparo teológico de muitos que se auto intitulam líderes cristãos; pelo descuido de muitos verdadeiros líderes, que preocupados com o avanço vertiginoso de movimentos espúrios, com medo de perder fiéis, preferem ficar na defensiva; e por tantos outros motivos, com muita preocupação percebemos que a salutar verdade das línguas estranhas como evidência do batismo no Espírito
Santo está sendo deixada de lado ou substituída por práticas sem fundamentação na Palavra de Deus.

Precisamos entender que foi o próprio Senhor quem determinou que as línguas fossem sinal, para que não paire dúvida alguma na mente daquele que recebe a gloriosa bênção do batismo no Espírito Santo.

O Senhor Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8), e não muda os princípios por Ele mesmo estabelecidos.

Em obediência à ordem do Senhor, foi que os 120 crentes permaneceram em vigília no cenáculo em Jerusalém esperando o cumprimento da promessa.

Certamente, durante aqueles longos dias de espera, aquelas pessoas tiveram várias experiências gloriosas com Deus, sem, contudo, já terem sido balizadas no Espírito Santo.
Foi exatamente ao falarem em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedeu falar, que eles tiveram a convicção do cumprimento da promessa em suas vidas.


As evidências do batismo

Fenómeno de falar em línguas como evidência do batismo no Espírito Santo foi verificado também na casa de Cornélio (At 10.44-46); em Éfeso, quando Paulo impôs as mãos sobre aqueles doze (At 19.6.7); i e, por inferência, entendemos que o que levou Simão, em Samaria, a oferecer dinheiro a Pedro no intuito de receber o dom (At 8.17-19) foi o fato de ter ouvido os irmãos falarem em línguas.       

Não se deve, portanto, negligenciar esta tão gloriosa bênção por duas razões:

(1) por ser bíblica e (2) por ser uma bênção extraordinária.

Pode alguém ser balizado no Espírito Santo sem falar em línguas? Para responder a essa pergunta, é preciso que atentemos para a regra bíblica.

Falar em línguas é diferente do dom de variedade de línguas

Uma coisa que precisamos entender bem é que existe uma grande diferença entre o falar em línguas como evidência do batismo no Espírito Santo e o dom de variedade de línguas. Nem todos os crentes balizados no Espírito Santo recebem o dom de variedade de línguas, e nesse caso precisamos agir com cautela para que não cometamos equívocos nem injustiça.

Paulo, por ter profundo conhecimento espiritual acerca dessas coisas, disse: “E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas”, 1Co 14.5. E MAIS: "Dou graças a Deus, porque falo mais línguas do que vós todos", ICo 14.18.

Que o Espírito de Deus nos conceda mais graça para uma melhor compreensão das coisas espirituais

Por: PR. Luiz Gonzaga
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, ano 77,número 1.468, pág. 17
Divulgação:Perto do Fim - Site Cristão
Previous Post
Next Post
Related Posts