O Movimento Pentecostal, embora
comprovadamente bíblico e ortodoxamente teológico, vem sofrendo, desde o seu
nascedouro, injustificados ataques. Isto se deve a dois
principais fatores:
1) falta de
conhecimento bíblico-teológico acerca da doutrina do Espírito Santo e
1. O ponto de partida.
No Dia de Pentecostes, em Jerusalém,
cumpriu-se a promessa que o Senhor Jesus fizera aos seus discípulos: a vinda do
Consolador (Jo 14.16; At 2.1-4). Inaugurou-se, assim, um novo tempo para o povo
de Deus que passou a usufruir de um abundante derramamento do Espírito Santo,
conforme havia profetizado Joel (Jl 2.28-31).
Sim, o que
Jesus prometera tornou-se realidade (Lc 24.49). Mas qual a origem do
Pentecostes?
Igrejas Pentecostais?
E porque as Igrejas que creem na
atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais são
denominadas pentecostais?
2. Como surgiu o termo pentecostalismo?
A expressão
"pentecostalismo "procede" do vocábulo grego pentekosté que significa
quinquagésimo.
O Pentecostes era a segunda das
três principais festas judaicas (Lv 23) e recebe esse nome por ser comemorado
cinquenta dias após a Páscoa (Lv 23.16).
Era também conhecido como a
Festa das Semanas, Festa das Primícias e Festa da Colheita (Êx 34.22).
Foi durante o Pentecostes que os quase 120 que oravam no cenáculo
receberam o batismo com o Espírito Santo (At 1.3; 2.1-13).
3. Do Pentecostes judaico ao cristão.
Devido à destruição do Santo
Templo em 70 d.C., os judeus ficaram impossibilitados de praticar muitos de
seus rituais e liturgias.
Mas para os cristãos, o
Pentecostes, em virtude do derramamento do Espírito Santo, adquiriu um novo
sentido. Tornou-se sinónimo do ministério, operações, atos poderosos e manifestações
sobrenaturais do Espírito Santo na Igreja e através da Igreja (At 19.1-20).
4.
Pentecostes
"Pentecostes era a segunda
das três grandes festas de Israel (Dt 16.16). Suas principais passagens estão
em Êxodo 23.16, Levítico 23.15-22, Numeros0 28.26-31 e Deuteronômio 16.9-12.
A palavra grega Pentecostes (pentekosté) significa "quinquagésimo",
referindo-se ao quinquagésimo dia depois da oferta de manjares durante a Festa
dos Pães Asmos (At 2.1; 20.16; 1Co 16.8).
Outro
título pelo qual esta festa é conhecida é a Festa das Semanas (Êx
34.22; Dt 16.10,16; 2 Cr 8.13), que se refere a sete semanas após a oferta das
primícias; a Festa da Colheita (Êx j 23.16), referindo-se à conclusão das
colheitas de grãos; o dia das primícias (Nm 28.26), falando das primícias de
uma colheita terminada, e mais tarde os judeus a chamaram solenemente de
assembleia, que foi aplicado ao encerramento da festa da estação da colheita.
Embora as Escrituras não afirmem especificamente seu significado histórico,
elas parecem indicar basicamente uma festa da colheita.
[...] Em Números
28.26 o Pentecostes é chamado tanto de Festa das Semanas como de Festa das
Primícias. Esta Festa das Primícias não deve ser confundida com as
primícias oferecidas durante os dias dos pães asmos.
No NT o Pentecostes está
relacionado ao dom do Espírito Santo (At 2.1-4). Cristo ascendeu como as
primícias da ressurreição (1Co 1 5.23), e 50 dias depois deste evento veio o
derramamento do Espírito Santo, dando início ao cumprimento da profecia de Joel
(Jl2.28-32)(Dicionário Bíblico Wycfiffe, Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.
1500-01).
PR.
Elienai Cabral
Fonte:
Lições Bíblicas, CPAD, 2° TRI. De 2011
Divulgação: Perto do Fim - Site Cristão