A origem do pentecostes cristão

O Movimento Pentecostal, embora comprovadamente bíblico e ortodoxamente teológico, vem sofrendo, desde o seu nascedouro, injustificados ataques. Isto se deve a dois principais fatores:
1) falta de conhecimento bíblico-teológico acerca da doutrina do Espírito Santo e
2) ignorância sobre a origem do maior avivamento já registrado pela história.
Infelizmente, muitos são os movimentos que, cognominados de pentecostais, vêm semeando confusão acerca do verdadeiro movimento do Espírito Santo.
1. O ponto de partida.

No Dia de Pentecostes, em Jerusalém, cumpriu-se a promessa que o Senhor Jesus fizera aos seus discípulos: a vinda do Consolador (Jo 14.16; At 2.1-4). Inaugurou-se, assim, um novo tempo para o povo de Deus que passou a usufruir de um abundante derramamento do Espírito Santo, conforme havia profetizado Joel (Jl 2.28-31).
Sim, o que Jesus prometera tornou-se realidade (Lc 24.49). Mas qual a origem do Pentecostes?

Igrejas Pentecostais?
E porque as Igrejas que creem na atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais são denominadas pentecostais?   
 
2. Como surgiu o termo pentecostalismo?

A expressão "pentecostalismo "procede" do vocábulo grego pentekosté que significa quinquagésimo.
O Pentecostes era a segunda das três principais festas judaicas (Lv 23) e recebe esse nome por ser comemorado cinquenta dias após a Páscoa (Lv 23.16).
Era também conhecido como a Festa das Semanas, Festa das Primícias e Festa da Colheita (Êx 34.22).
Foi durante o Pentecostes que os quase 120 que oravam no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo (At 1.3; 2.1-13).

3. Do Pentecostes judaico ao cristão.

Devido à destruição do Santo Templo em 70 d.C., os judeus ficaram impossibilitados de praticar muitos de seus rituais e liturgias.
Mas para os cristãos, o Pentecostes, em virtude do derramamento do Espírito Santo, adquiriu um novo sentido. Tornou-se sinónimo do ministério, operações, atos poderosos e manifestações sobrenaturais do Espírito Santo na Igreja e através da Igreja (At 19.1-20).

4. Pentecostes

"Pentecostes era a segunda das três grandes festas de Israel (Dt 16.16). Suas principais passagens estão em Êxodo 23.16, Levítico 23.15-22, Numeros0 28.26-31 e Deuteronômio 16.9-12.
A palavra grega Pentecostes (pentekosté) significa "quinquagésimo", referindo-se ao quinquagésimo dia depois da oferta de manjares durante a Festa dos Pães Asmos (At 2.1; 20.16; 1Co 16.8).

Outro título pelo qual esta festa é conhecida é a Festa das Semanas (Êx 34.22; Dt 16.10,16; 2 Cr 8.13), que se refere a sete semanas após a oferta das primícias; a Festa da Colheita (Êx j 23.16), referindo-se à conclusão das colheitas de grãos; o dia das primícias (Nm 28.26), falando das primícias de uma colheita terminada, e mais tarde os judeus a chamaram solenemente de assembleia, que foi aplicado ao encerramento da festa da estação da colheita. Embora as Escrituras não afirmem especificamente seu significado histórico, elas parecem indicar basicamente uma festa da colheita.

[...] Em Números 28.26 o Pentecostes é chamado tanto de Festa das Semanas como de Festa das Primícias. Esta Festa das Primícias não deve ser confundida com as primícias oferecidas durante os dias dos pães asmos.

No NT o Pentecostes está relacionado ao dom do Espírito Santo (At 2.1-4). Cristo ascendeu como as primícias da ressurreição (1Co 1 5.23), e 50 dias depois deste evento veio o derramamento do Espírito Santo, dando início ao cumprimento da profecia de Joel (Jl2.28-32)(Dicionário Bíblico Wycfiffe, Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 1500-01).

PR. Elienai Cabral
Fonte: Lições Bíblicas, CPAD, 2° TRI. De 2011
Divulgação: Perto do Fim - Site Cristão
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