A doutrina da Trindade

A doutrina da Trindade tem servido de escárnio e zombaria para os incrédulos e adeptos de seitas. Os cristãos ortodoxos e conservadores, fiéis à Palavra de Deus, enfatizam a doutrina do Pai, do Filho e do Espírito Santo - a Trindade.


I. DEFININDO OS TERMOS

1. Verbo (Jo 1.1, 14).
O vocábulo “Verbo” é às vezes traduzido por “Palavra”. O vocábulo original aqui para “Verbo” é Logos. Não tem correspondente em língua moderna.

O Logos de Jo 1.1 não é impessoal, mas uma Pessoa; é o Verbo Eterno, que se tomou Filho, o encarnado de Deus, quando foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, cumprindo-se assim a promessa de Deus: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” (SI 2.7; At 13. 33). A partir daí “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1.14) e “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2.9).
2. Filho. A expressão “Filho de Deus” revela a divindade de Cristo.
É estultícia afirmar que Jesus não é Deus, mas o “Filho de Deus”. O conceito de filho no pensamento judaico fala de participação e de igualdade, como é o caso de “filho da luz”(Lc 16.8), “filhos da ressurreição” (Lc 20.36). Jesus como “Filho de Deus” revela a sua deidade, assim como seu título “Filho do homem” revela a sua humanidade.

a)      Filho de Deus revela a deidade absoluta (Jo 5.17).
Jesus declarou-se Filho de Deus. No versículo seguinte o evangelista declara que
isso é o mesmo que ser igual a Deus. “Por isso os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18).

Algo semelhante encontramos em João 10.30-36. Jesus disse ser um com o Pai: “Eu e o Pai somos um” (v. 30). No versículo 33 os judeus disseram: “Não te apedrejamos por obra boa alguma, mas pela blasfêmia, porque sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo”, e no versículo 36, Jesus declarou-se Filho de Deus. Dessa forma fica claro que a declaração “Filho de Deus” é uma afirmação da sua divindade.

b) O cristão é Filho de Deus?
A expressão “Filho de Deus”, aplicada a Jesus, tem um sentido único e diferente no tocante à mesma expressão aplicada aos salvos. Temos tal posição por adoção (Rm 8.15,23; G1 4.5; Ef 1.5), e não se trata de uma questão de substância ou essência. Jesus não é meramente um filho de Deus, mas o Filho de Deus num sentido único.
3.      Filho Unigénito.
A expressão “Filho Unigénito” revela a divindade de Cristo.

a) No Novo Testamento.
Esta expressão aparece cinco vezes concernente a Cristo: Jo 1.14,18; 3.16; 1 Jo 9.4.

b) Etimologia de “unigênito”.
O termo original é monogenes. “Mono” significa único, e genes deriva de genos = raça, tipo (e não de gennao = gerar). Isaque, por exemplo, é chamado unigênito de Abraão, e sabemos que Abraão gerou também Ismael e outros filhos com Quetura (Gn 16.15; 25.1-4). Isto mostra que a dita palavra reflete a idéia de natureza, caráter, tipo, e não de geração. “Unigénito”, na Bíblia, significa portanto, o “único da espécie, único do tipo”. Jesus é singular, único Filho de Deus que tem a essência do Pai.

II.      DEFININDO A TRINDADE

1. O nome “Deus”.
O nome “Deus” tem variação de emprego no seu sentido na Bíblia. Aparece com referência ao Pai sozinho, como Deus verdadeiro e absoluto (Fp 2.11); em Jo 1.1: “...e o Verbo estava com Deus...”. Com referência ao Filho, como Deus absoluto, com toda a sua plenitude (1 Jo 5.20; Cl 2.9) e na última parte de Jo 1.1: “...eo Verbo era Deus”. Da mesma forma com relação ao Espírito Santo (At 5.3,4). Muitas vezes, se refere à Trindade (1 Co 12.28).

2. O nome “Jeová”.
O mesmo acontece com o vocábulo Jeová, ou Iavé, ou “SENHOR”, conforme nossas versões do Antigo Testamento. Refere-se ao Pai (SI 110.1), ao Filho (Jr 23.5-6), ao Espírito Santo (2 Sm 23.2,3), e à Trindade (Dt 6.4; SI 83.18). Convém salientar que a unidade de Dt 6.4: “Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” é composta e não absoluta.
3. A Trindade bíblica.
Há um só Deus e Deus é um só (Dt 6.4; 1 Co 8.6; Ef 4.6). A Bíblia, entretanto, ensina que cada Pessoa da Trindade é Deus absoluto em todaa sua plenitude. A Trindade, portanto, é a união de três Pessoas distintas em uma só Divindade, e não em uma só Pessoa, pois a unidade de Deus é composta e não absoluta, e isso em nada contradiz o princípio judaico-cristão do monoteísmo.

4. Conceito.
Reiteramos aqui o que foi dito na lição anterior sobre Deus subsisiindo como uma Trindade: “Pois existe uma única Pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do Espírito Santo. Mas a deidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é toda uma só, a glória é igual e a majestade é coe-tema”. O Filho não é parte da Divindade, mas Deus absoluto, e da mesma forma o Espírito Santo. Devemos ter o cuidado de não confundir as Pessoas; isso é muito importante, pois evita cairmos no Unicismo.

5. Trindade:
um termo técnico. O termo “Trindade” não aparece na Bíblia. Ele surgiu na Igreja a partir do século II. Como já vimos, é um termo que fala de Deus em três Pessoas. E o termo mais conveniente para designar o Deus trino, que se revela através das Escrituras, como Pai, Filho e Espírito Santo, apesar de ser ao mesmo tempo uno. É um mistério divino que ultrapassa a nossa razão, mas pela fé sincera na Palavra de Deus apreendemos essa doutrina fundamental.

6. A Trindade na Bíblia.
Gênesis 1.1, onde o nome hebraico para Deus, Elohim, é plural, já mostra que essa unidade de Deus é composta. “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gn 3.22); “Desçamos e confundamos ali a sua língua...” (Gn 11.7).

O batismo de Jesus (Mt 3.16,17); a fórmula batismal (Mt 28.19); a distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6); a bênção apostólica (2 Co 13.13) e a unidade da Igreja em Deus (Ef 4.4-6) são provas bíblicas irrefutáveis da Trindade.

III.     CADA PESSOA DA TRINDADE É DEUS VERDADEIRO

1. Deus.
A Bíblia diz que só um é chamado Deus (Dt 4.35, 39; Is 44.6, 8; 45.5, 21; 46.9); no entanto, a Bíblia também diz que cada uma destas Pessoas é Deus — o Pai (Jo 17.3; 1 Co 8.4,6; Ef 4.6); o Filho (Jo 1.1; Rm 9.5; Hb 1.8,9 comp. SI 45.6,7; 1 Jo 5.20) e o Espírito Santo (At 5.3,4; 7.51 comp. SI 78.18,19). Um só Deus em três Pessoas e não em uma só Pessoa.

2. Jeová (SENHOR em nossas versões).
As Escrituras Sagradas afirmam que somente um é chamado Jeová (Dt 6.4; Ne 9.6; SI 83.18; Is 45.5,6; 18); no entanto, nos ensinam que cada uma dessas Pessoas é Jeová — oPai(l Sm 2.2; 1 Cr 17.20; Is 37.20); o Filho (Is 40.3 comp. Mt 3.3; Jr 23.5,6) e o Espírito Santo (Jz 15.14 comp. 16.20; Hb 3.7 comp. Êx
17.7,8: 2 Pe 1.21 comp. Nm 12.6).

3.      Deus de Israel.
Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado Deus de Israel (Dt 5.1,6,7). A Bíblia entretanto ensina que cada Pessoa da Trindade é Deus de Israel — o Pai (SI 72.18); o Filho (Ez 44.2; Lc 1.16,17) e o Espírito Santo (2 Sm 23.2,3).

5.      SENHOR Deus.
A Bíblia nos ensina que somente um é chamado SENHOR Deus (2 Sm 7.22); no entanto, ela mesma nos ensina que cada uma dessas três Pessoas é SENHOR Deus — o Pai (Os 13.4); o Filho (Ez 44.2) e o Espírito Santo (At 7.51 comp. 2 Rs 17.14).

IV.     ATRIBUTOS NATURAIS DE CADA PESSOA DA TRINDADE

1. Onipotente.
O mesmo que Todo-poderoso. A Bíblia afirma que somente Deus é onipotente (Dt 3.24; SI 89. 6-8; Is 43.12,13; Jr 10.6), e ela mesma ensina também que cada uma dessas Pessoas é Onipotente — o Pai (2 Cr 20.6; Is 14.27; Ef 1.19); o Filho (Mt 28.18; Ap 1.8; 3.7) e o Espírito Santo (Zc 4.6; Lc 1.35).

2. Eterno.
Significa que não teve origem e nem terá fim. Um ser à parte da criação. A Bíblia é clara em ensinar que somente Deus é eterno (Is 40.28; 41.4; 43.10, 13; 44.6), e com essa mesma clareza ensina a Bíblia que cada uma das Pessoas da Trindade é Eterna — o Pai (SI 90.2; 93.2); o Filho (Is 9.6; Mq 5.2 Jo 1.1; 8.58; 17.5. 24; Ap 1.17,18) e Espírito Santo (Gn 1.2; Hb 9.14).

3. Onipresente.
É o poder de estar em toda a parte do universo ao mesmo tempo. Essa palavra não aparece na Bíblia, como também a palavra Trindade. Porém, a evidência da onipresença está implícita em SI 139.7; 1 Rs 8.27; Jr 23.24.

É um termo teológico posterior. As Santas Escrituras ensinam que somente Deus é Onipresente (Jr 23.23,24); no entanto, revelam que cada uma dessas três Pessoas é Onipresente — o Pai (Am 9.2,3; Hb 4.13); o Filho (Mt 18.20; 28.20; Jo 3.13) e o Espírito Santo (SI 139.7-10; 1 Co 3.16; Jo 14.17).

4. Onisciente.
É o poder de saber todas as coisas. É um termo teológico à parte das Escrituras. A Bíblia Sagrada afirma que somente Deus é onisciente (1 Rs 8.39; Dn 2.20-22; Mt 24.36); no entanto, encontramos nela que cada uma dessas Pessoas é onisciente — o Pai (1 Cr 28.9; Is 48.5-7 ; 42.9); o Filho (Mc 9.34,35; Jo 2.24, 25; 16.30; Lc 19.41-44; Jo 6.64; 18.4) e o Espírito Santo (Ez 11.5; Rm 8.26,27; 1 Co 2.10,11; 1 Tm 4.1).

5. Criador.
As Escrituras Sagradas afirmam que somente Deus é o Criador (Is 44.24; 45.5-7, 18), mas ao mesmo tempo ensinam que cada uma destas três Pessoas é o Criador — o Pai (Ne 9.6; Jr 27.5; SI 146.6; At 14.15); o Filho (Jo 1.1-3; Cl 1.16-18; Hb 1.2, 10) e o Espírito Santo (Jó 26.13; 33.4; Si 104.30).

6.      Vida.
A Bíblia diz que somente Deus é a fonte da vida (Dt 32.39); no entanto, ela também afirma que cada uma dessas três Pessoas é a Fonte da Vida — o Pai (SI 36.9; At 17.25, 28); o Filho (Jo 1.4; 11.25) e o Espírito Santo (Rm 8.2; Jó 33.4).

CONCLUSÃO
Esse estudo apresenta as bases bíblicas da doutrina da Trindade. Deve ser usado sempre, e não meramente neste trimestre, porque envolve a vida cristã e servirá de referência nos demais estudos desse trimestre.

Divulgado por: Perto do Fim
Fonte Original: Lições do 2° - Trimestre de 1997
Editora: CPAD

Fonte: perto-fim.blogspot.com.br
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