Línguas Estranhas

Se você é pentecostal, então você está diante de um assunto que não é desconhecido para você. Entre tanto muitos pentecostais tem dúvidas sobre as línguas entranhas. Mas se você não é pentecostal, então este assunto para você é uma polemica.
Leitura bíblica:  Porque o que fala em língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios (Almeida Corrigida).
A DIFERENÇA ENTE FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS E FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS.

Em Atos 2.4,6, falar em outras línguas é falar em outros idiomas (V.6).
Já em textos tais como: Atos 10.46;19.6; 1Co 14.2, falar língua estranha não significa falar em outros idioma, e sim, falar em uma língua que só Deus compreende e cuja finalidade é a edificação da pessoas que fala (1Co 14.2,4).
O que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo...”
AS LÍNGUAS ESTRANHAS NÃO SÃO IDIOMAS APRENDIDOS
Leia 1Co 14.18
Alguns interpretam este versículo afirmando que Paulo falava mais línguas aprendidas do que os coríntios. Essa interpretação é incorreta, porque a palavra "mais" (gr.  mallon) não é um adjetivo  modificando o substantivo "línguas", mas um advérbio de intensidade modificando o verbo "falar". Sendo assim, Paulo não disse "falo em mais línguas", mas, sim, "falo em línguas mais (i.e., mais frequentemente) do que todos vós".

A FINALIDADE DAS LÍNGUAS ESTRANHAS

  Há, basicamente, duas maneiras de entender este  versículo.
(1) Alguns entendem que ele mostra que a finalidade principal das línguas, quer na igreja, quer  em particular, é falar primeiramente com Deus, e não aos homens (v. 2).
Quando as línguas são dirigidas a Deus, envolvem a comunicação com Ele mediante o Espírito Santo, e podem tomar a forma de oração, de louvor, de cânticos, de invocação de bênçãos e de ação de graças. O que se fala em línguas são "mistérios", i.e., coisas incompreensíveis a quem fala e aos ouvintes ( 1Co 14.2,13-17). A interpretação da  expressão vocal (vv. 5,13) em línguas, permite a congregação participar dessa manifestação de adoração  dirigida pelo Espírito e, assim, ela poderá dizer "amém" (v.16) à oração ou ao louvor inspirados pelo  Espírito (v. 16; ver também v.6 nota).
(2) Por outro lado, é possível que a declaração de Paulo queira dizer  que somente Deus compreende uma expressão em línguas, a não ser que seja interpretada (v. 5).
 O sentido seria que as línguas, quando interpretadas, são dirigidas aos homens. Esse ponto de vista é apoiado pela declaração de Paulo de que a razão pela qual as línguas não são dirigidas aos homens é  porque "ninguém o entende".

A LÍNGUA ESTRANHA EDIFICA QUEM FALA
O que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo...2Co 14.4)”.

Falar em línguas sem interpretação edifica (i.e., faz crescer a fé e a vida  espiritual, a quem fala, porque coloca a pessoa em comunhão direta com Deus por meio do Espírito ( Ef 3.16; Jd 20), ultrapassando a capacidade da mente. Paulo declara que ele ora e tem comunhão com Deus desta maneira, e ao mesmo tempo ora com o seu entendimento (2Co 14. 14,15).

EMPLOS DE PESSOAS QUE FALARAM LINGUAS (falar em línguas nessas passagens não é o mesmo que falar em idiomas humanos)
1) Atos 10.46
2) Atos 19.6
AS DIRETRIZES PARA FALAR EM LÍNGUAS
As diretrizes bíblicas para falar em línguas em voz alta na igreja são (Coríntios 14):
 (1) Numa só reunião não  deve haver mais do que dois ou três que falem, orem, ou louvem em línguas, e isto somente com  interpretação (1Co14. 27,28).
 (2) Falar em línguas deve ser feito por uma pessoa de cada vez (v. 27).
(3) Toda enunciação em línguas deve ser julgada pela igreja, quanto à sua autenticidade (vv. 29,32).
 (4) Não havendo ninguém presente com o dom de interpretar, o crente pode, em silêncio, falar em línguas em  oração pessoal dirigida a Deus (v. 28).
Conclusão
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos (I Coríntios 14.23 - ACF)?

Ev. Jair Alves
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal-CPAD / Divulgação: Perto do Fim - Site Cristão

Previous Post
Next Post
Related Posts