Quem lê a Bíblia
com alguma atenção não pode deixar de perceber que mais da metade de seu
conteúdo refere-se a uma nação: os israelitas.
Percebe também que
eles têm um lugar distinto nos procedimentos e conselhos de Deus. Separados da
massa humana, são levados a um convênio com Jeová, que lhes faz promessas
específicas que não foram feitas a nenhuma outra nação.
Ao continuar sua
pesquisa, o estudioso encontra nas Escrituras menção a outro corpo distinto,
chamado igreja. Esse corpo também tem uma relação peculiar com Deus e, como
Israel, recebeu dele promessas específicas.
Mas é aí que
terminam as semelhanças e começa o mais extraordinário contraste. Em vez de ser
formada apenas por descendentes diretos de Abraão, é um corpo em que a
distinção entre judeu e gentio se perdeu. Em vez de ser uma relação de mera
convenção, uma de nascimento. Em vez da obediência que traz como recompensa
grandeza terrena e riqueza, a igreja é ensinada a se contentar com comida e
vestimenta e a esperar perseguição e ódio; percebe-se que, assim como Israel se
liga às coisas temporais e terrenas, a igreja se liga ao que é espiritual e
celeste.
Mais adiante, as
Escrituras mostram ao estudioso que nem Israel e nem a igreja existiram sempre,
cada um tem um registro de seu começo. O surgimento de Israel encontra-se no
chamado de Abrão. Procurando pelo nascimento da igreja, descobre (talvez, ao
contrário de suas expectativas, já que provavelmente foi ensinado que Adão e os
patriarcas estavam na igreja) que ela certamente não existiu antes nem durante
a vida terrena de Cristo, já que ele fala de sua igreja como algo futuro quando
diz (Mt 16.18): "sobre esta pedra edificarei a minha igreja". Não diz
edifiquei nem estou edificando, mas sim, edificarei.
Descobre-se
também, em Efésios 3.5-10, que a igreja não é mencionada nas profecias do
Antigo Testamento nem uma vez, mas que era, naquela época, um mistério
"oculto em Deus". Biblicamente, ele encontra o nascimento da igreja
em Atos 2, e o término de sua trajetória na terra em I Tessalonicenses 4.
Leia
também (Clique):
O estudioso também encontra, na divisão racial bíblica, outra classe, raramente mencionada e distinta em tudo tanto de Israel quanto da igreja: os gentios. A posição comparativa de judeus, gentios e da igreja pode se vista brevemente nas seguintes passagens: o judeu (Rm 9.4,5; Jo 4.22, Rm.1,2), o gentio (Ef 2.11,12, Ef 4.17,18, Mc 7.27,28); a igreja (Ef 1.22,23; Ef 5.29-33,1 Pe 2.9).
Quando compara o
que se diz na Bíblia sobre Israel e a igreja, descobre que na origem, chamado,
promessa, adoração, princípios de conduta e destino futuro, são completamente
contrastantes. Compare-se primeiramente o chamado de Israel com o da igreja.
ISRAEL
"Ora, o
SENHOR disse a Abraão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu
pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gn 12.1).
"Porque o
SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e
de mananciais, que saem dos vales e das montanhas, terra de trigo e cevada e de
vides e figueiras, e romeiras, terra de oliveiras, de azeite e mel, terra em
que comerás o pão sem escassez" (Dt 8.7-9).
"Então disse:
Eu sou o servo de Abraão. E o SENHOR abençoou muito o meu senhor, de maneira
que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e
servas, e camelos e jumentos." (Gn 24.34,35).
"O SENHOR
entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti,
por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua
presença" (Dt 28.7).
"E o SENHOR
te porá por cabeça, e não por cauda, e só estarás em cima, e não debaixo"
(Dt 28.13).
IGREJA
"Por isso,
irmãos santos, participantes da vocação celestial" (Hb 3.1).
"Mas a nossa
cidade está nos céus" (Fp 3.20).
"E disse
Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem
não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8.20).
"Para uma herança
incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus
para vós" (I Pe 1.4).
"Até esta
presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e
não temos pousada certa" (I Co 4.11).
"Então Jesus,
olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no
reino de Deus os que têm riquezas!" (Mc 10. 23).
"Ouvi, meus
amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem
ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?" (Tg 2.5).
"Expulsar-vos-ão
das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um
serviço a Deus" (Jo 16.2).
"Portanto,
aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos
céus" (Mt 18.4).
E claro que isso
não significa que um bom judeu não pode, ao morrer, ir para o céu. A diferença
é que o incentivo para a bondade, nesse caso, foram bênçãos terrenas, não
celestes. Seria necessário dizer que, nesta dispensação, nem o judeu nem o
gentio podem ser salvos a não ser pelo exercício da fé no Senhor Jesus Cristo
por meio de quem ambos nascem novamente (Jo 3.3,16) e são batizados
"formando um corpo" (I Co 12.13), que é "a igreja" (Ef
1.22,23). Na igreja, a distinção entre judeu e gentio desaparece (I Co 12.13;
G13.28; Ef 2.14). Assim, ao escrever para os efésios, o apóstolo fala daqueles
que eram, "noutro tempo", gentios (Ef 2.11; I Co 12.2 também diz
"éreis gentios").
O contraste entre
Israel e a igreja volta a aparecer nas regras dadas para a conduta de cada um.
ISRAEL
"Quando o
SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e
tiver lançado fora muitas nações de diante de ti,(...) para as ferir,
totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade
delas" (Dt 7.1,2).
"Olho por
olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura,
ferida por ferida, golpe por golpe" (Êx 21.24,25).
IGREJA
"Eu, porém,
vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos
que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem" (Mt 5.44)
"Somos
injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e
rogamos" (I Co 4.12,13).
"Eu, porém,
vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita,
oferece- lhe também a outra" (Mt 5.39).
Veja também
Deuteronômio 21.18-21 e Lucas 15.20-23.
Nas reuniões de
adoração também encontramos contrastes: Israel poderia adorar em um lugar
apenas e a uma distância de Deus - somente poderia aproximar-se dele por meio
de um sacerdote.
A igreja adora em
qualquer lugar onde haja dois ou três reunidos, tem "ousadia" para
entrar no santuário e é composta de sacerdotes. Compare Levítico 17.8,9 com
Mateus 18.20; Lucas 1.10 com Hebreus 10.19,20; Números 3.10 com I Pedro 2.5.
Nas profecias
concernentes ao futuro de Israel e da Igreja, a distinção é ainda mais
espantosa. A igreja será completamente retirada da terra, mas Israel será
restaurada em seu maior esplendor e poder terreno. Veja o que as Escrituras
dizem:
ISRAEL
"E eis que em
teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o
trono de Davi, seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino
não terá fim" (Lucas 1.31-33). Dessas sete promessas a Maria, cinco já
foram literalmente cumpridas. Mas que critério interpretativo nos autoriza a dizer
que as duas restantes não serão também cumpridas?
"Simão
relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo
para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas, como está
escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está
caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo" (Atos
15.14-16).
"Digo pois:
Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou
israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Digo, pois:
Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda
veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. Porque, se tu foste
cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira,
quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de
vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a
plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está
escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades" (Rm
11.1,11,24-26).
"E há de ser
que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o
remanescente do seu povo (...) E levantará um estandarte entre as nações, e
ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os
quatro confins da terra" (Is 11.11,12).
"Porque o
SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua
própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa
de Jacó" (Is 14.1).
"Portanto,
eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que nunca mais se dirá: Vive o SENHOR, que
fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive o SENHOR, que fez
subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os
tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus
pais" (Jr 16.14,15).
"Eis que vêm
dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará
e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias
Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual
Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA" (Jr 23.5,6).
"Eis que eu
os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lançado na minha ira, e
no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este
lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o meu povo, e eu lhes
serei o seu Deus" (Jr 32.37,38).
"Canta
alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo
o coração, ó filha de Jerusalém. O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o
teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais
mal algum" (Sf 3.14,15).
IGREJA
"Na casa de
meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou
preparar- vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e
vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também"
(Jo 14.2,3).
"Dizemo-vos,
pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda
do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu
com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram
em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos
arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e
assim estaremos sempre com o Senhor" (I Ts 4.15-17).
"Mas a nossa
cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo
glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as
coisas" (Fp 3.20,21).
"Amados,
agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas
sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim
como é o veremos" (I Jo 3.2).
"Regozijemo-nos,
e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e
já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro
e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me:
Escreve: Bem- aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do
Cordeiro" (Ap 19.7-9).
"Bem-aventurado
e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de
Deus e de Cristo,
e reinarão com ele mil anos" (Ap 20.6).
Pode-se dizer
seguramente que a "judaização" da igreja fez mais para limitar seu
progresso, perverter sua missão e destruir sua espiritualidade do que todas as
outras causas combinadas. Em vez de perseguir o caminho escolhido de afastar-se
do mundo e seguir o Senhor em seu chamado celeste, usou Escrituras dos judeus
para justificar-se no rebaixamento de seus propósitos de civilização do mundo,
de aquisição de riqueza, do uso de rituais imponentes, na edificação de igrejas
grandiosas, na invocação das bênçãos de Deus sobre os conflitos militares, e na
divisão de uma irmandade igualitária entre "clero" e
"leigos".
Divulgação: Perto do Fim - Site Cristão
Divulgação: Perto do Fim - Site Cristão