A terceira Pessoa da Trindade
é Espírito por natureza! Ou seja, tal qual Ele é, tanto o seu Ser como o
seu caráter, assim são também o Pai e o Filho: iguais em aspecto, poder e
glória.
O fato de o Espírito Santo
ser Deus fica provado não somente por sua identificação com o Pai e o Filho,
nas fórmulas do batismo e da bênção apostólica, mas também pelos atributos
divinos que possui.
Em outros aspectos, o Espírito Santo é co-participante dos atos de Deus, especialmente pela sua maneira tríplice de agir, como por exemplo:
Em outros aspectos, o Espírito Santo é co-participante dos atos de Deus, especialmente pela sua maneira tríplice de agir, como por exemplo:
1. Na
bênção das tribos
"O Senhor Deus te abençoe e te guarde: o Senhor [Jesus]
faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor
[Espírito Santo] sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz" (Nm
6.24-26).
2. Na
bênção apostólica
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
comunhão do Espírito Santo seja com vós todos" (2 Co 13.13).
3. No
perdão
"Ó Senhor [Deus], ouve; ó Senhor [Jesus], perdoa: Ó
Senhor [Espírito Santo], atende-nos e opera sem tardar" (Dn 9.19).
4. No
louvor
"E clamavam uns para com os outros, dizendo: Santo
[Deus], Santo [Jesus], Santo [Espírito Santo] é o Senhor dos Exércitos: toda a
terra está cheia da sua glória" (Is 6.3).
5. No
batismo
"Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em
nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo..." (Mt 28.19).
6. Nos
dons
"Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E
há diversidade de ministérios, mas o Senhor [Jesus] é o mesmo. E há diversidade
de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos" (1 Co 12.4-6).
7. Na
unidade da fé
"Há um só... Espírito... um só Senhor [Jesus]... um só
Deus e Pai de todos..." (Ef 4.4,6).
8. No
testemunho
"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a
Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um" (1 Jo 5.7).
Evidentemente, a presença do Espírito Santo é vista por toda
a extensão das Escrituras, sempre agindo de comum acordo com o Pai e o Filho.
De Deus se
declara: "Desde a antiguidade fundaste
a terra: e os céus são obra das tuas mãos" (Sl 102.25).
De Cristo se
declara: "Porque nele foram criadas todas
as coisas, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam
principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele" (Cl
1.16).
Do Espírito Santo
se declara: "Pelo seu
Espírito ornou os céus" (Jo 26.13). Os atos da criação - em separado,
ainda que completos - da parte de cada Pessoa reúnem-se na afirmação do nome de
Deus [Eloim], e daí por diante.
O
Espírito Santo é:
Ele é, portanto, o
Espírito eterno (Hb 9.14).
É onipresente (Sl
139.7-10),
Onipotente (Lc 1.37) e
Onisciente (1 Co 2.10).
A Ele se atribuem obras divinas: tomou parte na criação (Gn 1.2); produz novas criaturas para
Jesus (Jo 3.5); ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos (Rm 1.4; 8.11).
O sentido que lhe dá a palavra grega - herdada do original
hebraico - é sem igual. Pneuma, como termo psicológico, representa a sede da
percepção, do sentido, da vontade, do estado da mente, ou pode ser equivalente
ao ego da pessoa humana (Mc 2.8; Lc 1.47; Jo 11.33; 13.21 etc). Porém, o termo
pneuma, ou vocábulo grego correspondente, aparece 220 vezes no Novo Testamento.
Nada menos de 91 dessas ocorrências, em essência especial, com ou sem
qualificativo quanto ao caráter ou a origem, indicam o Espírito Santo.
São usados pronomes masculinos, como na indicação do Pai e do
Filho, dominando, portanto, toda construção gramatical neste sentido. Isto é
importante!
A Existência e a Pessoa do Espírito Santo - Severino Pedro da
Silva
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