O
término da Grande Tribulação terá como marco a volta visível de Jesus Cristo em
glória. Nesta segunda fase de sua vinda, Jesus aparecerá de forma corpórea (Dn
7.13; Mt 24.30; Lc 24.39), para livrar o povo judeu da destruição na Batalha do
Armagedom. Biblicamente, “Armagedom” (Ap 16.16) significa “a grande colheita”
(Ap 14.14,16; Jl 3.13), que se dará no vale de Josafá ou Esdrelom localizado
entre o mar da Galileia e o monte Carmelo, e, também é conhecido como “o vale
da decisão” (Jl 3.2,9-14).
Três
demônios que procederão da besta, do falso profeta e do dragão incitarão os
reis da terra a pelejarem contra o Todo-Poderoso (Ap 16.13-14).
As
nações se ajuntarão no vale do Armagedom e caminharão contra Jerusalém para
destruí-la (Zc 12.8-9; 14.2-14; Ap 19.19-21). Mas, exatamente nesse momento,
Jesus virá com seus anjos e a Igreja (Ap 19.14; Zc 14.5; Jd v.14 ), e os seus
pés pisarão o monte das Oliveiras, fendendo-o ao meio (Zc 14.3-5; Ap 16.18,19),
e livrará a Israel, vencendo os reis da terra, o Anticristo, o falso profeta e
o dragão.
Hoje, estaremos
enfocando um assunto que, embora mui importante no programa divino, é pouco
explorado: o retorno triunfal e visível de Cristo Jesus a este mundo.
O que isto
significa? E quando se dará tal evento? Qual a relação entre o arrebatamento da
Igreja e o retorno glorioso de Cristo? Tratam-se do mesmo evento? É o que
buscaremos responder nesta lição.
I.
O QUE É A VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO
Antes de mais
nada, faz-se necessário relembrar: a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo
dar-se-á em duas fases distintas. Na primeira, virá Ele para os seus santos; e,
na segunda, com os seus santos, manifestando-se visivelmente aos olhos de todo
o mundo.
1.
O que é a volta triunfal de Cristo.
É o glorioso
retorno de Cristo que, juntamente com a sua Igreja, virá instaurar, neste
mundo, o Reino de Deus, de conformidade com o que predisseram os profetas, os
apóstolos e o próprio Cristo (Is 9.6; Dn 7.13; Mt 6.10).
2.
Como se dará o retorno triunfal de Cristo.
Como vimos acima,
na primeira fase de sua segunda vinda, retornará o Senhor Jesus para buscar a
sua Igreja; e, na segunda, terá por objetivo derrotar o sistema mundano do
Anticristo, a fim de implantar, na terra, o Reino dos Céus. Assim o autor do
Apocalipse viu o triunfal retorno de Nosso Senhor.
II.
QUANDO SE DARÁ A VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO
Enquanto
estivermos nos céus, participando das bodas do Cordeiro e, de suas mãos,
recebendo os galardões a que farão jus os trabalhos que realizamos em prol do
Reino de Deus, estará a terra vivendo a Septuagésima Semana de Daniel que,
profeticamente, terá a duração de sete anos, e pode assim ser dividida:
1.
A primeira metade da semana, cuja duração será de três anos e meio, será
ocupada pelo governo do Anticristo.
2.
A segunda metade da semana, que terá a mesma duração da primeira,
caracterizar-se-á pela Grande Tribulação.
Por conseguinte, a
Septuagésima Semana de Daniel terá, ao todo, a duração de sete anos (Dn 9.27).
Logo: a volta triunfal de Cristo, que se fará acompanhar por sua Igreja,
ocorrerá sete anos após o arrebatamento. O termo original traduzido por
“semana” em Daniel 9.27 é literalmente “setenário”, isto é, sete anos.
III.
OBJETIVOS DA VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO
De acordo com o
que podemos depreender dos vários textos proféticos, tanto do Antigo quanto do
Novo Testamento, estes são os principais objetivos da volta triunfal de Nosso
Senhor Jesus Cristo:
1.
Punir os ímpios.
“Eis que é vindo o
Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar
dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que
impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores
disseram contra ele” (Jd vv.14,15).
2.
Socorrer Israel.
Zacarias,
antevendo a angústia de Israel durante a Grande Tribulação, mostra de que forma
o Senhor intervirá em favor de seu povo: “Eis que vem o dia do SENHOR, em que
os teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as
nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão
saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro,
mas o resto do povo não será expulso da cidade.
E o SENHOR sairá e
pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia,
estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém
para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente
e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará
para o norte, e a outra metade dele, para o sul” (Zc 14.1-4).
3.
Levar Israel à conversão nacional.
No exato momento
em que o Senhor Jesus estiver intervindo em favor dos israelitas, estes, de
imediato, haverão de reconhecê-lo como o seu Messias. É o que profetiza
Zacarias: “E o SENHOR primeiramente salvará as tendas de Judá, para que a
glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam
exaltadas acima de Judá. Naquele dia, o SENHOR amparará os habitantes de Jerusalém;
e o que dentre eles tropeçar, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi
será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles. E acontecerá, naquele dia,
que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém. E sobre a
casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça
e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como
quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora
amargamente pelo primogênito” (Zc 12.7-10). Trata-se, como vemos aqui, de uma
operação do Espírito Santo.
4.
Derrotar as forças do Anticristo e implantar o Milênio.
“E vi descer do céu um anjo que tinha a chave
do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga
serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no
abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as
nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um
pouco de tempo.
E vi tronos; e
assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as
almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de
Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na
testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap
20.1-4).
Estará você entre
os que acompanharão o Senhor Jesus em seu triunfal retorno à terra para
derrotar Satanás e instaurar, aqui, o Milênio? Eis a promessa que encontramos
em sua Palavra: “Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também
ele nos negará” (2 Tm 2.12).
Cristo amado, que
jamais venhamos a negar-te o nome. Ajuda-nos a permanecer fiéis até aquele
grande dia. E, contigo Senhor, queremos reinar. Amém!
“Que tipo de
pessoas temos que ser? Pedro diz que devemos viver ‘de maneira santa e piedosa,
esperando o dia de Deus e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus’ (2 Pe
3.11-12). A espera do futuro não é permissão para viver irresponsavelmente no
presente. Aguardemos com expectativa o dia da vinda do Senhor.
Muitos de nós não
temos problema em esperar, ou, eu deveria dizer que esperar é o problema?
Estamos aguardando, mas não cheios de expectativa. Esquecemo-nos de perscrutar,
investigando seu retorno. Temos tanta paciência que nos acomodamos. Estamos
satisfeitos. Raramente atentamos para os sinais e mais raramente ainda vamos ao
templo. Não permitimos que o Espírito Santo altere nossa agenda, mude nossos
planos e nos conduza à adoração a fim de vermos Jesus.
O Senhor Jesus
está falando aos que o esperam, mas não vigiam o suficiente: ‘Quanto ao dia e
hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus nem o Filho, senão somente o Pai.
Portanto, vigiem, porque vocês precisam estar preparados, porque o Filho do
homem virá numa hora em que vocês menos esperam’ (Mt 24.36,42,44).
Simeão é o exemplo
de alguém que aguarda com expectativa (Lc 2.25). Pacientemente vigiando. No
entanto, uma paciência que não perde a vigilância e uma vigilância que não
perde a paciência”. (LUCADO, M. Quando Cristo voltar: O começo da melhor parte.
RJ: CPAD, 1999, p.34-5).
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